Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar
Carlos Matheus - Eletricidade
BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

segunda-feira, 23 de julho de 2007

Consumo de um monitor CRT

Pessoal, acredito que todos visam a economia de energia, então vou disponibilizar para vocês umas medições que fiz com meu monitor CRT 17 pol (link fabricante), no ano passado, para diferentes configurações:

(Obs: para tais medições, utilizei um alicate amperímetro e considerei o FP do monitor igual a 0,80)

* Escurecendo um pouco o fundo branco para do Windows, teremos já uma economia.
(http://img401.imageshack.us/img401/803/corjv2.jpg)
Numa mesma planilha do Excel, obtive uma redução de 2W escurecendo um pouco o fundo do Windows.

* Reduzindo o brilho do monitor.
Utilizando a mesma planilha, obtive redução de 6W de 0 a 100% no brilho (fixando o contraste).

* Reduzindo o contraste do monitor.
Na mesma planilha, reduziu-se 14,5W de 0 a 100% no contraste (fixo o brilho).

* Reduzir a taxa de atualização do monitor.
É muito mais confortável aos olhos utilizar 75Hz do que 60Hz, apesar do aumento de 4W.

* Ativando a opção de desligar o monitor após x minutos.
A opção que resultará numa maior economia para todos. No meu CRT, programei para desligar o monitor em 3 minutos. Em modelos LCD, recomendam utilizar esta opção caso você tenha certeza que só irá retornar a utilizá-lo em 15 minutos após desligado (claro que não é tão arriscado, mas não se pode criar o hábito), devido a redução da vida útil do LCD. Já nos CRT, pelo menos por experiência própria, sempre que levanto, desligo o monitor (no botão), e várias vezes religo-o em poucos minutos, e nunca tive problemas.

Podemos ver que o contraste influencia muito mais no consumo do que o brilho. Porém, ao reduzir o contraste, a leitura fica muito mais difícil, se comparado à redução do brilho. Então, fiz assim em casa, coloquei o brilho em zero. E o contraste reduzi até um nível onde a leitura ficasse agradável.

A taxa de atualização deixei em 75Hz mesmo. Quem usa esta taxa e experimenta os 60Hz, vê o quanto a taxa 75Hz é essencial.

No final, após fazer todos as correções de brilho, contraste e cor de fundo, meu monitor está consumindo atualmente 58W. Se estivesse nas configurações de fábrica e padrão do Windows, estaria em 68W. Isto é uma redução de 10W, e sem sacrifício algum.

Para muitos, esta redução não é significante, mas a questão é disseminar esta consciência de economia de energia, que se aplicada a tudo em nosso dia-a-dia, com certeza o retorno será muito maior.

Nenhum comentário: